quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Núcleos esportivos e culturais devem beneficiar 40 mil baianos em 78 cidades entre elas Macarani

Programa gratuito vai oferecer ao menos seis atividades em cada um dos 100 núcleos
Cerca de 40 mil baianos de 78 municípios serão beneficiados com acesso gratuito a atividades esportivas, culturais e de lazer com a inauguração do Programa Esporte, Lazer e Diversão para Você (Pelc-Bahia), realizada na manhã desta segunda-feira (14) no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas. 
Serão 100 núcleos de atividades atendendo, cada um, 400 pessoas de todas as faixas etárias. Fruto de um convênio entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Desporto da Bahia (Sudesb), o Pelc-Bahia está sendo negociado desde 2014 e será implantado até o próximo mês. O Ministério do Esporte também é parceiro do projeto.
Cada núcleo irá oferecer, no mínimo, seis atividades diferentes - esportivas e culturais - com a frequência de duas a três vezes por semana, incluindo o final de semana, nos três turnos. Cada aula terá a duração de uma hora. 
“O programa é muito complexo; ele desenvolve atividades esportivas das diversas modalidades, mas também envolve arte e educação, então, nós casamos, em um só núcleo, seis atividades com a mistura dessas áreas”, afirmou o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado. 
Previsto para começar no mês que vem, o Pelc-Bahia está na fase de capacitação de sua equipe. Até o fim de agosto, as coordenações dos núcleos serão treinadas.
“Primeiro nós vamos ter um período, até o início de setembro, de qualificação e coordenação das equipes. Esse é um programa de caráter nacional e nós temos, inclusive, a Universidade Federal de Minas Gerais que fará todo esse trabalho de formação de equipe”, explica a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte 
(Setre), Olívia Santana. 

“Cada município terá seu lançamento do Pelc-Bahia e vai abrir as inscrições para que as pessoas possam participar: crianças, jovens e idosos. Cada núcleo terá sua especialização: alguns serão mais voltados para idosos, outros mais para jovens, então, as modalidades esportivas e culturais serão mescladas. Com a equipe pronta, nós poderemos abrir as inscrições”, completou a secretária.
Todas as idades
Considerado “um dos principais projetos de todo o país” pelo secretário nacional do Esporte, Leandro Cruz, que representou o ministro de Esporte, Leonardo Picciani (PMDB) durante o evento em Lauro de Freiras, o Pelc-Bahia é um programa nacional que esteve presente em 769 núcleos em 2016. Atendendo os públicos a partir de seis anos de idade, o projeto busca unificar esporte e cultura e oferecê-los de forma gratuita para a população. O programa ainda irá gerar 712 empregos diretos.

As inscrições para o programa serão realizadas de duas formas. De forma mais ativa, coordenadores do Pelc-Bahia já estão indo em escolas, creches, associações e outras regiões, fazendo uma busca por pessoas que queiram fazer parte do programa. O público de fora dessas localidades que tiverem interesse em participar, poderá ir aos núcleos após suas inaugurações e realizar suas inscrições. 
Combate ao sedentarismo
De acordo com a Sudesb, é necessário somente a apresentação do documento de identidade – e ter vaga no núcleo – para que a inscrição seja realizada. Caso o interessado seja menor de idade, a presença de um responsável é indispensável.

“Na verdade, o Pelc é um grande estímulo para combater o sedentarismo, para que as pessoas possam ativar o corpo e, assim, ter o melhor desempenho na educação e na sua própria saúde. Além do esporte, ele promove a saúde e a sociedade de paz”, analisou Elias Dourado, diretor-geral da Sudesb.

Onde vai ter
Salvador e Região Metropolitana terão 26 núcleos, sendo 19 na capital e três em Lauro de Freitas. Em Salvador, os núcleos estarão presente nos bairros dos Aflitos, Alto do Peru, Campinas de Brotas, Cosme de Farias, Engenho Velho da Federação, São Gonçalo, Cajazeiras, Lobato, Mata Escura, Plataforma 1, Plataforma 2, Santo Inácio, Fazenda Coutos, Uruguai, Liberdade, Vale do Matatu e Vasco da Gama. Os endereços exatos ainda não foram divulgados.

Além de Salvador, os municípios de Alagoinhas, Andorinha, Barreiras, Boquira, Brumado, Cachoeira, Caculé, Caetité, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Candeal, Chorrochó, Coaraci, Correntina, Cruz das Almas, Encruzilhada, Eunápolis, Filadélfia, Gandu, Gentio do Ouro, Gongogi, Guanambi, Heliópolis, Ibicaraí, Ibicuí, Ichu, Ilhéus, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabuna, Itagibá, Itajuípe, Itapetinga, Itiúba, Jacobina, Jaguari, Laje, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Macarani, Macaúbas, Mairi, Morro do Chapéu, Paramirim, Pé de Serra, Planaltino, Poções, Porto Seguro, Presidente Dutra, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Rodelas, Salvador, Santa Cruz de Cabrália, Santa Inês, Santana, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Tremedal, Ubaíra, Ubaitaba, Várzea da Rocha, Várzea do Poço e Vitória da Conquista contarão com núcleos do Pelc.
Atividades ofertadas
Serão ofertadas atividades de alongamento, caminhada, ginástica, vôlei, handebol, basquete, futebol, futsal, karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação, canoagem, música, coral, teatro, artesanato, filmes/fotografia, dança, capoeira, leitura infantil, brinquedoteca, recreação, dama e xadrez. As atividades serão distribuídas com local, turno e horário no formato de grade. 

Para sua realização, o programa contou com o investimento de R$ 18,2 milhões. O valor tem prazo de execução de 20 meses.
(Foto: Matheus Pereira/GOVBA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exército coloca veículos blindados em Roraima na fronteira com a Venezuela

  TENSÃO Exército coloca veículos blindados em Roraima na fronteira com a Venezuela Venezuela e Guiana vivem tensão após um referendo que co...